Conheça o Rio de Janeiro com olhos de quem vive aqui!

 Estou de férias estes dias. E o que me faz relaxar é o mar. Sempre estou aqui nesta praia, onde tomo sol, caminho, faço refeições no restaurante que tem aqui dentro, comida deliciosa e com bom preço. Tem também uma ducha ao ar livre maravilhosa. Tudo isso dentro Forte São João na Urca, zona sul do Rio. Fica entre O Morro da Urca e o Pão de Açúcar ( Nas fotos , voce vê o Pão de Açúcar pelo lado de dentro) O Pão de Açúcar é uma obra espetacular da natureza, fincado logo à entrada da Baía de Guanabara. Este grande Bloco de rocha maciça , composto de Gnaisse Lenticular  é resultante de uma dobra deitada . Originada nos processos geológicos que resultam nesta forma ,um Pão de Açúcar que se tornou o simbolo da nossa cidade, Rio de Janeiro. Porque deste nome? Tem origem na Ilha da Madeira em Portugal. O açúcar produzido ali era despejado em formas de barro cônicas. Cada forma depois de pronta, se chamava pão de açúcar. 
Foi neste local que Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro em 1565. Aqui  era e é uma fortaleza que hoje pertence ao Exército. E por ser do Exército é que se mantém preservada e intocada com natureza também preservada, olha a foto da mata da região, aqui vivem muitos animais. Hoje funcionam aqui  a Diretoria de Pesquisa e Estudos de pessoal e a Escola Superior de Guerra. As ruas da fortaleza são limpas , não se vê lixo nas calçadas , como é lá fora onde muitos não respeitam. Por ser uma fortaleza militar, nem todos podem entrar aqui sem pedir autorização ao Exército.  Mas como o Forte contém, o monumento histórico  da fundação da cidade,  é possível agendar com administração do Forte a visita. Escolas principalmente se beneficiam deste passeio, já  vi muitas estudantes por aqui. Alguns pescadores obtém permissão para entrar e pescar . As pessoas com deficiência visual também obtiveram permissão.  Eu estou sempre aqui porque meu marido é militar.
 Aqui tem duas praias: A primeira praia ainda é  da Baía da Guanabara, deste lado voce vê ao longe o Cristo Redentor ,aqui a praia é calminha sem ondas , própria para crianças brincarem.São as 3 primeiras fotos.
Da quarta foto em diante o outro lado do Forte , é a segunda praia de mar aberto ,ondas fortes , onde o guarda-vivas é mantido no local..cliquei com zoom a passagem de navio de turistas que visitam o Rio nesta época do ano . Estão ancorados vários navios no cais do Rio. Detalhe para os mexilhões que nascem nas pedras do forte . Canhões na praia , lembrança do Forte  quando temiam as invasões de países estrangeiros.
 Foto do Portão Histórico , ao lado um lago de peixes. Espero que gostem deste lugar preservado Do Rio de Janeiro. Fotos do Forte e o Pão de Açucar.  Beijinhos.
Ray

Postagens mais visitadas deste blog

ARRANJO PARA CHURRASCO NO COCO VERDE.Floral arrangement in the coconut.

Cerimônia de casamento Salão do Reino das Testemunhas de Jeová!